Veremos agora alguns exemplos de edições de platôs
Platôs: Corte e aterro
Para desenharmos taludes, seja de corte ou aterro, tanto para representação gráfica somente, quanto para cálculos, exemplo: volumes e perfis; precisamos de ter em mente que precisaremos de primitivas (superfície) existentes.
Falaremos de uma forma bem simples, o passo a passo sobre criação de taludes, em diversos exemplos práticos do dia-a-dia.
1 - Temos que ter uma primitiva existente, no aso será a superfície abaixo, gerada na lição anterior.
2 - Vamos definir um caso: um lago escavado a partir de uma poligonal, com uma profundidade de 10 metros abaixo de uma cota média definida.....
O primeiro passo é definir a cota de estudo, digitando o comando ID e determinando o ponto de referência, no nosso caso a curva:
A cota selecionada será 400,00 conforme o resultado do comando ID:
Agora podemos começar.....
3 - Precisamos fazer com que o civil reconheça o polígono como entidade para planificação, para isso vamos converter em linha de recurso. Selecionamos o comando de linha de recurso conforme a imagem:
4 - Em seguida, clicamos no retângulo de estudo. Abrirá o menu:
Veja acima, que terá elevação atribuída a nova entidade.
Testaremos neste caso a elevação fixa no caso será substituída por 400,00. Depois de confirmado o padrão de cor da entidade é verde, indicando que deu certo, e ela se tornou uma linha de recurso.
5 - Agora vamos abrir o menu de Nivelamento:
Depois de selecionar esta opção acima teremos:
Com o menu aberto, vamos criar um grupo de nivelamento, que irá criar uma superfície representando o nosso nivelamento.
Bastante atenção para o detalhe: a superfície de base no momento é o terreno..... se quisermos criar algo no fundo do lago, a superfície de trabalho será o Fundo do Lago.
Agora é só confirmar, e teremos uma superfície que será criada, levando em conta o nivelamento....
Agora precisamos mudar o critério de escavação e de taludes, com isso, criaremos um novo critério, conforme abaixo.
No nosso caso, vamos manter o formato de inclinações, mudando somente a cota, como sendo um valor 10 metros abaixo da linha de recurso. Em seguida confirmamos.
Agora temos o grupo de nivelamento, bem como a superfície de base. Agora falta somente criar o nivelamento, que a nova malha será criada. Para isso, basta selecionar o botão Criar Nivelamento, conforme abaixo:
Agora basta selecionar a linha de recurso e em seguida o local onde o talude sera projetado (para dentro), seguindo das informações sobre extensão do alinhamento, inclinações de talude.... confirmaremos tudo, pois já foi configurado no critério, e não temos dúvida...
Antes de concluir, precisamos criar um fundo, para isso, logo depois voltamos ao menu nivelamento e selecionar CRIAR ATERRO, conforme abaixo:
Vejam:
Mas ainda existem duas superfícies diferentes,,, precisamos criar uma nova, que reúna a nova realidade.
Para isso, vamos criar a nossa terceira superfície:
Depois de criado, selecionamo em definições a opção Edições e com o botão direito, a opção colar superfície, conforme abaixo:
Cuidado, pois precisamos seguir a mesma ordem da criação de todas as superfícies, no nosso caso terreno e depois o lago..., deve ser feito um por um...
Depois de "colar" todas as superfícies na nova, vamos ver como ficou. Selecionando a nova superfície e com o botão direito escolha SELECIONAR, conforme abaixo:
Com ele selecionado poderemos ver de forma isolada.... através do object viewer (botão direito), conforme abaixo:
Veja:
Temos outras formas de criar superfícies com base em nivelamentos, falaremos em noss próximo tutorial.
Falaremos de uma forma bem simples, o passo a passo sobre criação de taludes, em diversos exemplos práticos do dia-a-dia.
1 - Temos que ter uma primitiva existente, no aso será a superfície abaixo, gerada na lição anterior.
O arquivo xyz para a criação da malha está no link: https://dl.dropboxusercontent.com/u/94241067/terreno.xyz. Vejam o tutorial anterior sobre criação de superfícies a apartir de arquivos de pontos.
2 - Vamos definir um caso: um lago escavado a partir de uma poligonal, com uma profundidade de 10 metros abaixo de uma cota média definida.....
O primeiro passo é definir a cota de estudo, digitando o comando ID e determinando o ponto de referência, no nosso caso a curva:
A cota selecionada será 400,00 conforme o resultado do comando ID:
Agora podemos começar.....
3 - Precisamos fazer com que o civil reconheça o polígono como entidade para planificação, para isso vamos converter em linha de recurso. Selecionamos o comando de linha de recurso conforme a imagem:
4 - Em seguida, clicamos no retângulo de estudo. Abrirá o menu:
Veja acima, que terá elevação atribuída a nova entidade.
Testaremos neste caso a elevação fixa no caso será substituída por 400,00. Depois de confirmado o padrão de cor da entidade é verde, indicando que deu certo, e ela se tornou uma linha de recurso.
5 - Agora vamos abrir o menu de Nivelamento:
Depois de selecionar esta opção acima teremos:
Com o menu aberto, vamos criar um grupo de nivelamento, que irá criar uma superfície representando o nosso nivelamento.
Bastante atenção para o detalhe: a superfície de base no momento é o terreno..... se quisermos criar algo no fundo do lago, a superfície de trabalho será o Fundo do Lago.
Agora é só confirmar, e teremos uma superfície que será criada, levando em conta o nivelamento....
Agora precisamos mudar o critério de escavação e de taludes, com isso, criaremos um novo critério, conforme abaixo.
No nosso caso, vamos manter o formato de inclinações, mudando somente a cota, como sendo um valor 10 metros abaixo da linha de recurso. Em seguida confirmamos.
Agora temos o grupo de nivelamento, bem como a superfície de base. Agora falta somente criar o nivelamento, que a nova malha será criada. Para isso, basta selecionar o botão Criar Nivelamento, conforme abaixo:
Agora basta selecionar a linha de recurso e em seguida o local onde o talude sera projetado (para dentro), seguindo das informações sobre extensão do alinhamento, inclinações de talude.... confirmaremos tudo, pois já foi configurado no critério, e não temos dúvida...
Antes de concluir, precisamos criar um fundo, para isso, logo depois voltamos ao menu nivelamento e selecionar CRIAR ATERRO, conforme abaixo:
Vejam:
Mas ainda existem duas superfícies diferentes,,, precisamos criar uma nova, que reúna a nova realidade.
Para isso, vamos criar a nossa terceira superfície:
Depois de criado, selecionamo em definições a opção Edições e com o botão direito, a opção colar superfície, conforme abaixo:
Cuidado, pois precisamos seguir a mesma ordem da criação de todas as superfícies, no nosso caso terreno e depois o lago..., deve ser feito um por um...
Depois de "colar" todas as superfícies na nova, vamos ver como ficou. Selecionando a nova superfície e com o botão direito escolha SELECIONAR, conforme abaixo:
Com ele selecionado poderemos ver de forma isolada.... através do object viewer (botão direito), conforme abaixo:
Veja:
Temos outras formas de criar superfícies com base em nivelamentos, falaremos em noss próximo tutorial.
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